DEFINIÇÕES BÁSICAS DE MC
A sigla "MC" normalmente utilizada nos Brasões e nos coletes
por si só já indica que a palavra é composta por dois nomes, portanto o correto
é Moto Clube, ou no plural, Moto
Clubes.
A sigla MC no Brasil é a
abreviatura de Moto Clube, no plural MCs. No exterior o MC significa Motorcycle Club e só é utilizada
por legítimos e tradicionais MCs, pois
no exterior MCs não podem ser fundados clubes à revelia, somente Moto Grupos ou
Facções podem ser criadas em territórios já pertencentes a MCs radicais.
Um Moto Clube pode ter além de
sua sede, integrantes residentes em outras cidades e até em outros países, que
tendo número necessário de integrantes é denominada de Facção, no caso de apenas um motociclista
fora da sede é tido tão somente como um Representante.
Somente na sociedade existem
embaixadores, no motociclismo só existem
"Representantes".
Uma Facção também pode possuir
sede própria na cidade onde se situa, mas não pode ter Estatuto próprio ou
diretrizes diferentes da sede. A Facção utiliza o mesmo Brasão, e é recomendada a inscrição do nome
da cidade, em outro bordado anexo à ele.
O responsável pela Facção é o Diretor da Facção, não existindo outro "Presidente".
Qualquer entidade social,
devidamente registrada, tem que ter registrada sua Ata de Criação e por
conseguinte a Diretoria que a compõe, ou seja, segundo normas da legislação (
código civil ) e também de nossa Irmandade, um número mínimo de seis ( 06
)integrantes.
No motociclismo um MC pode ser
dirigido por apenas um Presidente, ou até por um Conselho de Diretores, mas o correto é que
exista o Presidente, o Vice e sua Diretoria com cargos hierárquicos, podendo
alguns cargos serem acumulativos.
Moto Clube de apenas um
integrante, ou um motociclista e sua garupa, não existe pois um Clube é formado por sócios,
integrantes, companheiros, amigos e acima de tudo irmãos... e menos de 6
integrantes é um pequeno grupo, no máximo podendo ser denominado de Moto Grupo.
Um Moto Clube é uma Associação de
motociclistas para determinados fins, sejam
eles quais forem, podendo inclusive um Moto Clube ser especifico para
realizar competições ou possuir
interesses comerciais e lucrativos. Já um Moto Grupo é mais simples, desde a sua formação, ideologia
e fins, que normalmente são mais voltados
apenas para o agrupamento de motociclistas e voltado para o lazer, sem compromissos diretos ou indiretos com a
sociedade ou a própria Irmandade.
Toda agremiação antes de se
tornar um Moto Clube deveria passar pelo estágio de Moto Grupo. Da mesma forma que um integrante
começa como PP e só recebe o Brasão após ser aceito pelos irmãos, um MG só
deveria passar a MC após ser aceito pela
irmandade.
O Brasão, símbolo ou escudo é a
identificação visual que o motociclista escudado porta de seu Moto Clube. Essa
identificação é o que lhe diferencia dos demais
motociclistas. O Brasão é a "bandeira" ou "as cores"
do MC, nele estão representados basicamente
o logotipo do Clube ( Normalmente um desenho que diz respeito ao nome ), o
Nome, a sigla "MC" ou "MG" ( MC = moto clube; MG =
moto grupo e em outros estados pode
mudar de sigla, como por exemplo no estado do
Paraná é MA = moto amigos ), nome da cidade e estado. Para um
motociclista portar nas costas o brasão ou símbolo de um Clube ele tem que provar
merecê-lo, é observado por meses, ou até
mesmo por anos dependendo do estilo do clube, e tem que provar ser um motociclista responsável e
um verdadeiro irmão de seus companheiros, sejam eles do mesmo MC ou não.
Portanto frequentar a Irmandade sem portar o brasão ou símbolo do clube a que
se pertence é renegar suas cores e
renegar o apoio aos demais irmãos. Em Eventos a presença dos MCs é
marcada por bandeiras com seus brasões e
símbolos, cada um com suas cores e filosofias.
Os novos integrantes devem
receber os Brasões por etapas, a medida que forem subindo de estágio. Ao entrar deve acompanhar
os novos irmãos sem portar nada nas costas do colete, após ser aprovado no
primeiro estágio recebe a primeira parte
"PP", depois sobe "Meio Escudo" e por fim
"Escudo Fechado" quando passa realmente a pertencer ao Clube, pois
antes disso não é integrante efetivo e qualquer
deslize pode tirar-lhe o privilégio de ingressar no MC.
Ultimamente muitos Clubes
descobriram que existem outros com o mesmo nome ou brasão, agora cabe a eles
entrarem em acordo para que a coincidência de nomes e símbolos não venham causar problemas. Clones
devem ser tratados e resolvidos sem brigas, com boa vontade e criatividade tudo
se resolve. Se tudo isso não resolver, entrar com pedido judicial será o
próximo nível da questão, desde que
devidamente legalizado perante a lei. Como regra geral prevalece o nome
para o MC mais antigo, seja por registro ou por reconhecimento pela Irmandade,
cabendo ao mais novo a troca, alteração
ou afiliação do nome ou símbolo. Se um motociclista escudado comete um ato
indevido, e se existem mais Clubes com o mesmo nome, outro
MC pode ser penalizado por culpa
de um integrante que não lhe pertença. Da mesma forma não é admissível brasão,
símbolos ou nomes clonados ou muito semelhantes, é muita falta de respeito,
pense nisso!
A palavra irmandade provém de
irmão, portanto considerando-se que os
motociclistas possuem os mesmos
ideais relacionados à motocicleta, se consideram "irmãos por
afinidade" e portanto pertencem a uma mesma Irmandade. Claro que isso vem
de muito tempo e esta Irmandade cresceu baseada em tradições e regras próprias
que a tornam única, portanto sua ideologia não deve ser desvirtuada mas sim preservada a todo custo sempre honrando
suas cores, um dos outros, cada um com
a sua bandeira.
Apesar dos esclarecimentos
descritos acima, tais regras contidas na tradição do motociclismo são repassadas por gerações
entre seus irmãos e suas aplicações são feitas pelos Moto Clubes, reais
representantes dos motociclistas.
Quanto ao registro de MCs há
controvérsias, existem hoje segmentos dentro da
Irmandade que só reconhecem os Clubes que são registrados em Cartório,
já outros acham que isso e coisa para Empresa, que um MC é algo diferente,
apenas uma união de Irmãos que compactuam a mesma opinião, podendo até divergir
em alguns assuntos, mais que todos
seguem numa única direção pensando no MC, sem muita burocracia. Considerando-se
que MCs podem ser fundados com diversos fins, ambos estão certos, pois para aqueles com
envolvimento financeiro, comercial ou que de alguma forma necessite do CGC ou
CNPJ, o registro é vital, mas para os mais radicais e voltados para a
organização tradicional, o registro é dispensável.
Notem que um segmento perpetua as
raízes, décadas e séculos de regras, história e tradição. Já o outro segmento é
moderno, é menos radical e está mais ligado à
sociedade civil do que a própria Irmandade. No fim estes Moto Clubes
possuem as mesmas finalidades, reunir os motociclistas, portanto só cabe aos
novos Moto Clubes e motociclistas se
decidirem por uma filosofia nova ou a tradicional.
Vale frisar também que nos dias
de hoje a burocracia é um mal necessário, visto
que um MC sem registro não aluga imóvel para a sede, não abre conta em
banco, não contrata funcionários, não se filia a Associações ou Federações, não
tira alvará para realização de Eventos,
e em alguns estados e países não pode nem rodar nas estradas sem o mesmo.
Moto clubes ao contrário do que
os leigos e desinformados pensam não é um grupo
de motociclistas que apenas se reúnem para lazer e seus integrantes usam
nas costas um desenho por estética! Moto clubes são associações baseadas na
Irmandade e tradição biker. Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube
autêntico dos diversos grupos que
deveriam receber qualquer denominação exceto moto clube, como exemplo de grupos
que não têm nada a ver com moto clubes e que no máximo poderiam ser denominados
moto grupos. Podemos citar como exemplo os "caçadores de
troféus", ou seja, grupos ou
pessoas que vestem colete sem saber seu real
significado apenas para conseguir
lembranças que normalmente são entregues aos moto clubes como lembrança do seu
evento.
A história do surgimento dos moto
clubes é de certa forma complexa, pesquisando
você encontra informações que associa o surgimento, em parte, ao final
da guerra onde ex-militares e pilotos no
pós guerra teriam feito da moto o veículo de busca de adrenalina formando diversos
grupos como 13 Rebels e os Yellow Jackets da
Califórnia. Nessa época já usavam identificação do grupo e mais tarde
foram desenvolvendo os escudos ( brasões
) que passaram a defender e adaptavam as
regras da hierarquia militar em uma irmandade formada por cargos
eletivos das associações. Sabemos que
muito antes disto os motociclistas já haviam percebido as vantagens de andar em grupo e já existiam
associações que eram entidades sociais de pessoas que andavam de motos. A
sociedade ainda confunde motociclistas com motoqueiros que aparecem em nossos
encontros fazendo arruaças ( estouro de motor, borrachão, empinadas, etc. ).
Além disso de 5 eventos motociclísticos 3
são na verdade feiras comerciais imbutidas em nomes de encontro nacional
e nada a tem a ver com nossos princípios.
A partir da década de 70 viu-se a
implantação de diversos moto clubes pelo mundo, a maioria já seguindo o
princípio de hierarquia e irmandade. No Brasil a popularização iniciou-se na
década de 90.
Hoje muita coisa anda
desvirtuada, moto clubes são criados a revelia, como nomes perjorativos e por
pessoas que desconhecem a história e o espírito biker, sequer sabem o
significado de um brasão, honrar e respeitar as cores e muito menos seguem os princípios de irmandade. Os moto
clubes autênticos foram forçados a criar
campanhas para evitar abusos e coibir arruaceiros em seus eventos, em contrapartida a cada dia são criados novos
eventos que nada têm a ver com as
tradições biker, na verdade são eventos que enriquecem empresários e
promovem candidatos políticos que se
aproveitam da popularidade para atrair admiradores de motos, já que os
motociclistas autênticos passam longe de tais encontros.
O maior moto clube do Mundo é o
Hells Angels MC ( Fundado em 1948 - San
Bernardino - EUA )
O maior moto clube no Brasil é o
Abutre´s MC ( Fundado em 1989 com sede nacional
em São Paulo - SP )
Atenção: As informações
publicadas acima foram obtidas através de pesquisas entre os irmãos mais
antigos e pela Internet, caso você encontre erros ou informações contraditórias favor entrar em contato
conosco através do e-mail abaixo.
contato@irmaomotociclista.com
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